Como sera o escritorio do Futuro

Como adaptar o seu escritório na pandemia e como será o escritório do futuro

O modelo de escritório conhecido antes da pandemia do coronavírus se tornou apenas uma memória distante, algo completamente mutável e passível de transformações. Agora, conforme as empresas reabrem, muitos funcionários se veem entrando em um espaço diferente daquele que deixaram para trás e encontram um local mais arejado, amplo e repleto de regras.

Afinal, neste momento de transição, as organizações precisaram considerar uma série de estratégias que permitissem unir as pessoas de uma forma segura e saudável. Logo, diversas adaptações precisaram ser realizadas e o futuro do segmento se tornou um verdadeiro mistério.

Ainda assim, a Duratta decidiu analisar a fundo este momento de incertezas, desvendando o que acontecerá com os escritórios, as principais mudanças a serem estabelecidas e como realizá-las de forma assertiva. Ficou interessado? Acompanhe agora e surpreenda-se.

A importância de ter um espaço de trabalho

Com a chegada da pandemia, muitos consideraram que o home office e o trabalho remoto seriam a melhor solução, garantindo flexibilidade e maior comodidade. No entanto, o que parecia ser um verdadeiro sonho se transformou em um enorme pesadelo.

Muitos colaboradores se viram sobrecarregados, sem horários de trabalho bem definidos, com funções pessoais e profissionais concomitantes, com maiores encargos, além de mais estresse, ansiedade e outros fatores que abalaram sua saúde psicológica.

Isso se dá porque, na realidade, um escritório definido possibilita que o funcionário encerre seu dia às 18h, vá para casa e retome os afazeres no dia seguinte. No entanto, o que fazer quando a sua casa já é o ambiente de trabalho? Como ir embora do lugar que deveria te acolher?

Essa mudança gerou jornadas ainda mais longas, trabalhos infinitos e levou muitos indivíduos à Síndrome de Burnout e a outras patologias graves. Afinal, um dos principais motivos para se ter um escritório é a colaboração e, nos domicílios, isso não acontece, deixando todo o peso para uma só pessoa.

Assim, apesar da mudança no setor de trabalho, a maioria das empresas precisa de um escritório para aumentar a produtividade e agilizar os fluxos, fazendo com que seus funcionários trabalhem juntos como uma equipe para criar e inovar.

Além da produtividade, um escritório também contribui para o valor de uma empresa e ajuda a atrair mão de obra e clientes de qualidade, uma vez que informa seus clientes e parceiros sobre quem você é e reafirma seu profissionalismo.

O futuro dos escritórios

Apesar de muitas companhias terem adotado diversos modelos para impedir que os funcionários frequentassem suas instalações, a realidade é que, durante este período, foi possível perceber o quanto os escritórios são uma peça chave para que os colegas de trabalho possam se comunicar e se envolver em interações sociais e criativas.

Por esta razão, mesmo que uma pequena vertente apoie o trabalho remoto, a realidade é que ter um espaço físico para esta troca é fundamental e, diante deste cenário, muitos colaboradores passaram a valorizar os escritórios, compreendendo sua relevância e necessidade.

Assim, em um contexto como esse, a demanda é que as corporações estabeleçam uma solução para gerar interações significativas e seguras entre os funcionários, redesenhando não apenas seus espaços, como também sua cultura organizacional.

Dessa maneira, foi preciso criar uma consciência a respeito da coletividade, analisando os lugares que todos tinham acesso e estabelecendo protocolos de limpeza muito rígidos, que pudessem reforçar os cuidados solicitados pelas organizações de saúde.

Ademais, a atenção com a ventilação também será importante. Em especial porque a qualidade do ar interno é um componente crítico para conter a propagação. Logo, mesmo que o futuro permita um convívio sem máscaras, ainda será fundamental considerar este aspecto.

Adapte o seu espaço durante a pandemia

Como adaptar o seu escritório

Inevitavelmente, a pandemia acarretou em uma mudança de habito no escritório, demandando que houvesse uma troca por móveis apropriados, que fossem capazes de criar um ambiente com mais espaço e maior segurança para todos os envolvidos.

Diante disso, criou-se uma necessidade por peças de mobiliário que atendessem a estas transformações. Para tal, o design do espaço de trabalho precisou ser repensado, bem como as configurações dos móveis também passaram a ser reorganizadas.

Logo, foi observada a importância de se ter escrivaninhas mais longas, estações de trabalho modernas e mais espaçosas, separadores de acrílico entre as mesas ou, até mesmo, de aderir às mesas próprias para call center, que possuem uma espécie de barreira entre as bancadas.

Além disso, as cadeiras ergonômicas também foram consideradas como uma boa opção, uma vez que são capazes de manter o colaborador confortável e, com isso, diminuem a frequência com que ele irá se levantar e andar pelo espaço de trabalho.

Ademais, no que diz respeito aos locais próprios para refeições, o recomendado é diminuir os assentos ou criar horários para que os departamentos não se aglomerem. Afinal, como se sabe, os refeitórios foram projetados especificamente para incentivar a socialização. No entanto, agora eles devem ser remodelados para garantir o distanciamento físico.

E se você está considerando o espaço dedicado para tomar um cafézinho, que todo escritório costuma ter, não se desespere. A solução implementada consiste em adquirir equipamentos com tecnologia de sensor, pois permitem que a higiene seja mantida, sem que todos encostem no aparelho.

Já para a sala de espera ou recepção, o indicado é substituir os sofás habituais por longarinas, marcando um espaço intercalado para que os indivíduos consigam se sentar com um maior distanciamento – coisa que o outro móvel não permitiria.

E no que diz respeito os banheiros, o recomendado é também estabelecer o uso alternado das cabines e solicitar que uma funcionária da limpeza fique a postos para higienizar em curtos intervalos de tempo.

Saiba onde encontrar os móveis ideais para o seu escritório

Agora que você já sabe qual será o futuro do escritório e a sua importância dentro do contexto corporativo, é fundamental continuar melhorando o seu espaço, adaptando-o para esta nova jornada de cuidados e realizando as transformações necessárias para lidar com uma pandemia.

Para isso, a Duratta pode te ajudar, disponibilizando os principais móveis para realizar estas modificações e o melhor custo-benefício para que você invista em produtos de qualidade e pague o menor preço por isso.

Acesse já o nosso site para saber mais sobre os nossos serviços e descubra agora como adquirir todos os itens para a sua empresa. Você vai se surpreender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *